7 de mai de 2014

Resenha: O caminho da paz

Título: O caminho da paz
Autora: Mahatma Ghandi
Páginas: 96
Editora: Gente
Avaliação: 3 estrelas 

Uma das figuras mais influentes do século XX, Mahatma Gandhi foi um líder revolucionário não apenas na política, mas também na filosofia e na religião. Foi pela força de sua devoção a Deus que ele recebeu o título de Mahatma, que significa Grande Alma, e continua a ser reconhecido por milhões de pessoas como um grande conhecedor da alma humana. Este livro explora as profundas reflexões de Gandhi sobre tudo aquilo que é mais importante em nossas vidas: a verdade, o amor, a fé e a prática do bem. Leitores de todos os credos encontrarão sabedoria e inspiração nessas muitas mensagens do homem que lutou pela paz e pela independência da Índia. Gandhi acreditava na validade de todas as religiões, pois todas representavam o Deus único e superior, criador de tudo e força geradora da vida. Encontre as respostas e viva a paz do divino que há dentro de cada um de nós. 


Um homem sem essa fé é como uma gota extraída do oceano e cujo destino é simplesmente secar.
Esse é um livro bem curtinho, tem apenas 96 páginas. É narrado pelo próprio Gandhi e conta um pouco de sua filosofia de vida e do que ele acha necessário para o homem encontrar o caminho da paz. Eu esperava que fosse falar mais sobre a vida de Gandhi e o caminho até a devoção e a espiritualidade que ele alcançou em vida. No entanto, não se aprofundou tanto, bem, pelo número de páginas já dava para perceber que seria uma obra resumida.  Mas foi um livro que me fez meditar profundamente nas questões espirituais e de conduta humana.
Cada um de nós deve aprender a se manter de pé sozinho. Somente Deus é nosso guia infalível e eterno. [...]
Nele pude sentir como Gandhi foi um homem de fé. E foi essa fé que o guiou em cada passo, inclusive o jejum de 21 dias que fez em prol dos intocáveis. O livro fala de humildade, desprendimento, devoção espiritual, mas principalmente em fé. Na fé que nos leva a ser m
elhores do que somos e que nos afasta das irracionalidades e violências, não de religiões, mas de uma busca por um nível de espiritualidade que só é alcançado com muito esforço e altruísmo.
Assim como o oceano, o amor verdadeiro não tem limites e, crescendo dentro do homem, ele se espalha e cruza todas as barreiras e fronteiras, envolvendo assim todo o mundo.
Eu realmente busco exemplos que me ajudem a melhorar, sem dúvida Gandhi é um deles, estamos muito apegados as coisas materiais, novas tecnologias e a todo esse barulho do mundo, há momentos em que precisamos de silêncio, precisamos pensar mais profundamente e olhar mais alto, além do nosso umbigo. Ter fé em algo maior e mais bonito. E como Gandhi falou, todo mundo pode desacreditar, mas eu acredito.

Gostei, leiam e pensem a respeito, fiquem até mais Zen como eu fiquei. rs

7 comentários:

  1. Oi, Juliana!
    Eu fiquei muito curiosa desde o lançamento desse livro porque gosto muito das palavras de Gandhi, ele é um grande mestre. o bom é que esse livro é bem curtinho da para se envolver muito mais com as mensagens passadas. Parabéns pela leitura! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  2. Sou curiosa para ler realmente um livro de Gandhi, já estudei um pouco de sua história e as causas pelas quais luta e acho que seria um contato muito interessante, adorei a resenha assim como o blog :)
    Bjs!
    Se puder dar uma olhadinha no meu blog eu ficaria muito feliz: http://feitadepalavras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  3. oie Ju
    Já conhecia o livro, porém, não sabia que era narrado pelo próprio Gandhi. Agora fiquei curiosa com o livro. Estou precisando dessa vibe zen na minha vida
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Ghandi é exemplo mesmo.

    Acho todo ser humano deveria ler esse livro... inclusive eu hehe, pq ainda não o fiz.

    Beijinhos amôura !! Obrigada pela visita e pela seguida... retribuindo ;)

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  5. Não é o tipo de livro que leria, mas a história deste cara é muito emocionante e acho que o livro ficou muito bacana mesmo.

    Adorei o blog, já estou seguindo... se puder retribuir!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, gostei muito da sua resenha e achei bem interessante, um livro curto com muita coisa a oferecer, quero ler!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Sou fã do Gandhi, ele foi um ser humano muito iluminado. Qualquer dia desses tenho mesmo que conhecer melhor a história dele. Obrigada pela dica.
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados