22 de dez de 2013

Resenha: O vale dos mortos


Sinopse

Num futuro próximo, uma antiga lenda Suméria torna-se realidade. Um gigantesco planeta é descoberto

no nosso sistema solar e ruma em direção à Terra. Sua aproximação desencadeia um fenômeno único na história e bilhões de pessoas se transformam, de uma hora para outra, em criaturas sedentas de sangue e carne, num estado permanente e irreversível de fúria psicótica. Neste cenário caótico uma família inicia uma luta desesperada pela sobrevivência. Assim, surgirão dois líderes capazes de guiar os poucos sobreviventes de uma cidade do interior de São Paulo para enfrentar uma horda de zumbis canibais. Com passagens em Brasília, nos Estados Unidos, na China e na França “O Vale dos Mortos” é uma história de zumbis com ação frenética e muita violência, que também trata de valores como liderança, trabalho em equipe, e a força de um jovem casal capaz de tudo para proteger seus filhos e amigos. Acima de tudo, “O Vale dos Mortos” trata de uma grande história de amor capaz de sobreviver a tudo, até mesmo ao fim do mundo.


Esse livro foi uma surpresa maravilhosa. Não curto histórias de zumbis e seus derivados. Então comecei a ler sem grandes expectativas, pensando que encontraria muito sangue e terror. Há momentos de sangue sim e houve momentos em que olhei, mesmo, debaixo da minha cama (tá, confesso que sou medrosa), mas o livro tem um enredo muito legal. Empolgante! Em alguns trechos prendi a respiração. É uma aventura impar! Seus protagonistas são cativantes, os personagens secundários também são atrativos e a história foi narrada de um modo que nos sentimos inseridos dentro dela. Sem dúvida uma das melhores e mais empolgantes leituras de 2013. E se eu ver alguém com olho todo branco na minha frente vai pra paulada!!! Continua lendo e descobre o motivo.



O livro conta o que acontece ao nosso planeta no ano 2018, quando um misterioso planeta se aproxima da Terra, de modo que pode ser visto como se fosse a Lua, porém, ele é bem maior, o planeta Hercólubus. A lenda afirma que sempre que esse planeta aparece na orbita de outro, coisas terríveis acontecem. Os cientistas o identificaram quando estava se aproximando e pensaram que se chocaria com o planeta exterminando toda vida. O caus tomou conta da humanidade que se viu com dias contados, mas para a surpresa e alegria geral, Hercólubus não se chocou com o planeta, apenas ficou próximo. (Todos comemoram no face e no twitter 0/ hehe) E quando todos pensaram que estavam seguros, coisas terríveis começaram acontecer...
Nossos personagens principais, Ivan e sua esposa Estela, resolvem ir ao Shopping e almoçar com seus dois filhos pequenos, exatamente no dia em que o encontro entre Hercólubus e a Terra chega ao seu ápice. Esse é também o dia mais quente que eles já viram. Chegando no Shopping encontram o lugar lotado. Sentam para almoçar na Praça de alimentação e na mesa ao lado uma senhora cair desmaiada no chão. Um médico, que estava próximo, tenta socorre-la, mas em pouco tempo quase todos desmaiam em sua volta.
 Imagine você sentadinho no shopping, comendo seu MacFeliz, almoçando e quase todo mundo ao seu redor cai desmaiado! Sinistro!!! Ivan percebe que há algo errado e sente que deve sair rapidamente dali com sua família. Logo a primeira senhora que desmaiou recobra a consciência e algo assustador acontece, ela abraça e morde o médico no rosto e no pescoço, arrancando um pedaço do rosto com uma força extraordinária. (Cena sangrenta!) Ele desmaia e ao acordar seus olhos estão brancos, sem vida. E ele também quer morder e arrancar uns pedaços.

Ivan sabia que toda aquela gente desmaiada logo recobraria os sentidos e desconfiava que estariam com  fome de gente, como aquela senhora. Eles tinham que sair dali! (Corre Ivan!!!) A ideia era chegar ao carro e voltar para casa, certamente aquele era um fato isolado, algum fenômeno que estava acontecendo no Shopping Center Vale. Qual não foi sua surpresa quando percebeu que o estacionamento, as ruas e até mesmo seu prédio estavam empestados de Zumbis. Não dava para voltar para casa, não havia lugar no mundo para ir. Governo, polícia, exercito, tudo estava contaminado. A aventura de vida ou morte, começava agora, ele tinha que permanecer vivo e manter a sua família viva também.
Não pensem que soltei spoiler desenfreada. Ora! Eu sou uma boa menina! Tudo isso ocorre ainda nas primeiras páginas, no primeiro capitulo. E o restante do livro é bem mais empolgante. Pensem em como viver em um mundo em que o homem não é mais a cabeça da cadeia alimentar, mas virou uma presa? ( E sem os Os vingadores ou mesmo os Power Rangers pra defender! hehehe) Ian e Estela terão que descobrir. E nessa jornada encontrarão outros que também vão querer sobreviver a esse apocalipse.
Amei os personagens desse livro! Ivan é maravilindo, bem construído, um herói charmoso, apaixonado pela esposa ,com espirito de liderança, atitude, coragem e quente! (*suspiros*) E a Estela é divina! Nada de ficar esperando o príncipe salvar ela não! Ela também luta e luta muito pela sua vida e a vida dos que ama. Com um porrete na mão ou uma arma ela faz estragos. O casal é coisa de cinema. É bonito ver o entrosamento dos dois em meio ao caos. Há também os personagens secundários que abrilhantam ainda mais a trama toda. Sofri com algumas mortes, quis matar um monte de Zumbi, mas graças a Deus era só no livro que eles estavam mesmo kkk.
O autor faz uma espécie de previsão do futuro, tecendo a história de modo que os governantes de 2018 são do nosso conhecimento, tornando tudo mais real e plausível. Cheguei a parar a leitura e olhar o G1 para ver se estava tudo normal no mundo (Vai que...). Gente, o Rodrigo prende mesmo com a sua escrita, foi punk! Até eu que sou contra a violência queria uma bazuca pra meter bala nessas pestes !!! Me julguem... hehehe
A única coisa que não me agradou 100% no livro é que fiquei com uma baita curiosidade pra entender algumas coisas: Como o Hercólubus fez tudo isso no nosso planeta? Cientificamente falando... E por que algumas pessoas não viraram Zumbis? Elas tinham algo especial? Sei lá... O mesmo tipo sanguíneo? Tinham alguma coisa em comum? Ou foi aleatório? Enfim... Tirando isso o livro é TOP das galáxias!
Dei 5 estrelas no skoob, favoritei e não dormi na noite em que acabei a leitura, porque eu estava elétrica, adrenalina a mil. Leiam e comentem comigo, quero alguém com vontade de bater em uns Zumbis para desabafar minha repentina sede de violência. kkk



O Vale dos Mortos

Rodrigo de Oliveira
Edição: 1
Editora: Baraúna
Ano: 2013

Páginas: 371

2 comentários:

  1. Oi, Juliana! Tudo bem? Ah, que saudades que eu estava de ler uma resenha sua hahaha E eu adorei essa! Não conhecia "O Vale dos Mortos", mas fiquei super empolgada aqui! Eu adoro zumbis. Mesmo! Falou de apocalipse zumbi, pode me chamar que eu tô dentro! haha Confesso que desanimei um pouquinho quando você falou que o livro não dá explicações científicas para algumas questões, isso é triste porque eu gosto muito de ler sobre isso... Mas, de qualquer forma, sabendo que ele é eletrizante e tem muita ação, foi o suficiente para adicioná-lo na minha lista de desejados do skoob hehe Estou curiosa e quero fazer essa leitura!! Bjão
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana!!! Ah eu não poderia ser melhor pessoa pra falar a respeito desse livro, afinal de conta uma boa parte da trama se passa aqui na cidade onde eu moro, hehehehe.. melhor do que ler esse livro, é passar pelos locais onde ocorreu cada cena do livro e ficar imaginando como seria... eu fiquei anestesiada enquanto lia, e apesar das minhas duvidas serem as mesmas que as suas, estou muito confiante que nos proximos livros que forem lançados teremos nossas respostas =D... Amei o livro e sua resenha ;) bjão

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados