2 de ago de 2011

Sobre eu ser outono...




Anda chovendo initerruptamente por aqui. Tenho ouvido pessoas reclamarem todos os dias. O dia fica mesmo mais preguiçoso quando chove, o corpo pede edredom quentinho, livro ou filme de fim de tarde e amor...
As pessoas gostam mesmo é do verão! O sol acelera o tempo e motiva os ossos, é como se recarregasse alguma bateria invisível.  Minha mãe é assim, ama dias de sol, põe toda a roupa pra lavar, trata logo de pendurar tudo no varal “pra tirar o mofo”. Acho mesmo que às vezes ela olha pra mim indecisa, se me põe ou não pendurada no varal, pra tirar o mofo também. Nunca fui muito solar.
Tampouco primaveril. Quando todos os ipês enchem a cidade de um colorido amarelo e rosado, o céu é tomado por borboleteios e as manhãs acordam ao som de pássaros... Eu hiberno, tenho vontade de correr pra cama e dormir.  Primavera não combina comigo é perfeita demais, certinha demais! Faz eu me sentir uma hóspede no mundo.
Gosto é das folhas de outono... Quando o chão é tomado por folhas amareladas, e o tempo parece dizer que não está mais com pressa. Não é tão quente, não é tão frio e as árvores se despem mostrando como verdadeiramente são. Eu sou outono. Sou folhas caídas amareladas meio mortas, ora calor, ora frio. Sou desordem, “mofo”, ambiguação. Passo a vida com pessoas tentando me “consertar”. A calmaria me deixa inquieta, porém quando a ventania aparece e arranca minhas folhas eu mantenho a calma. Decido o que fazer e sigo em frente.
Minha beleza está nesse “caos”, na verdade que expresso goste as pessoas ou não. Espalho folhas no quintal. E vem alguém e varre. Mas elas continuam a cair. É aí que alguns desesperados já pensam em mandar cortar. Tirar porque “suja demais”, “bagunça demais”.
Passei muito tempo tentando ser primavera só pra que alguém sentasse a minha sombra... Então compreendi que qualquer um pode amar uma árvore florida, frondosa e de sombra larga. A verdadeira dádiva é essa: Não que suportem as folhas que espalho, mas que me amem justamente por elas...




“O Outono é um caminhante melancólico e gracioso."

4 comentários:

  1. oi querida que lindo!sou solar, mas confesso que estou curtindo muito estes dias chuva!bjos.

    ResponderExcluir
  2. Lindo post!
    Eu amo todas as estações do ano menos o inverno.
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  3. Também gosto do verão e adoro o outono.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  4. ...Ju querida,
    há tanto tempo que não venho aqui,
    e quando chego vejo esta MARAVILHA
    de post!

    que Deus te cuide, minha linda,
    não só no outono, como tbm em
    todas as estações!

    bj, alma linda!

    saudades de ti, menina linda!

    ResponderExcluir

Me conta tua impressão sobre o que leu, que eu te conto o que tua impressão me causou.

Posts Relacionados